Um olhar sobre o curso EFA de Manicura e Pedicura em funcionamento no Centro de Formação IDEIA XXI, Paços de Ferreira

03
Fev 10

Muita informação tem sido veiculada, ultimamente, pelos vários media sobre o perigo da exposição excessiva ao sol, assim como o da necessidade de recorrer aos produtos solares, para mitigar esse tipo de agressão.

Uma pele bronzeada é considerada mais atractiva e reflecte saúde. No entanto, nestes últimos tempos têm sido divulgados avisos e alertas sobre os malefícios duma exposição exagerada ao sol. Estas preocupações têm tomado um aspecto quase alarmista devido à diminuição progressiva da camada de ozono.

Cerca de 50% de energia, que atinge a terra, é transportada sob a forma de radiações infravermelhas, 39% sob a forma de luz visível e 5% pertence ao espectro ultravioleta, subdividindo-se em 3 bandas. O UVA representa cerca de 98% desse conjunto e subdividem-se em 3 categorias:

  • Os UVA, que atravessam a epiderme até às células pigmentárias, isto é, de acção longa e retardada.
  • Os UVB, provocadores de queimaduras (eritema).
  • Os UVC, retidos principalmente pela camada de ozono nas camadas altas da atmosfera.

Como prevenção e protecção, devemos sempre aplicar protector solar meia hora antes da exposição ao sol e voltar a aplicar de 2 em 2 horas. Devemos também evitar as horas de maior radiação solar (das 11h às 16h).

As exposições solares às primeiras horas do dia e às últimas, são benéficas, porque activam a circulação sanguínea e a produção de melanina.

Porém as exposições prolongadas podem causar sardas, rugas, manchas, eritema solar, herpes labial, perda de brilho do cabelo e ainda engrossamento da pele.

A exposição solar e as actividades ao ar livre dão-nos energia para o nosso dia-a-dia e garantem hábitos saudáveis de vida. No entanto, o sol que nos proporciona dias inesquecíveis pode trazer problemas imediatos e futuros à pele.

Os danos causados pelo sol vão muito mais além do vermelhão e edema da pele observados após exposição excessiva, por este motivo, tornou-se necessário criar produtos cosméticos que vão proporcionar a protecção adequada para todos os tipos de pele. Por todas estas razões, aproveite o melhor do sol e de uma forma saudável.

 

publicado por Efa Manicura e Pedicura às 16:16

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
blogs SAPO